15 passos para viver livremente


Muitos de nós vive como se estivesse dentro de um ciclo, sempre fazendo as mesmas coisas e tendo também os mesmos pensamentos todos os dias. O que as pessoas pensam de nós e as acções que realizamos são os pontos mais afectados deste ciclo. É como se estivéssemos presos entre quatro paredes invisíveis e não soubéssemos disso. Se quiser se libertar desta “caixa” eu diria a qual se encontra, mas se calhar nem sequer faz a mínima ideia. Siga os passos a seguir, e de certeza que o ajudarão a ter uma vida mais livre e mais interessante.

1 – Não se importe muito com o que as pessoas falam ou pensam de ti

O primeiro passo para viver livremente é certamente não se preocupar muito com o que as pessoas estão pensando de ti. Isso é algo que sempre estará fora do seu controle, e se é difícil para ti parar de se importar com os pensamentos das pessoas a sua volta em relação a tua imagem, personalidade ou carácter, então, não esta preparado para viver livre.

Coloque na cabeça que, não é possível agradar a todos. Pensar que isto é possível, lhe trará apenas decepções e desilusões. 

Não deixe que a opinião das pessoas transforme a sua vida profundamente, ou seja, que isto dite a sua personalidade e o seu modo de vida. Quando deixamos que as pessoas nos digam o que fazer, quando fazer e porque fazer, vivemos numa espécie de escravidão emocional, onde não temos direito sobre o nosso próprio ser, e isto esta muito longe da liberdade. Para vivermos livres devemos ter o controlo total sobre nós mesmo e não deixar que o que as pessoas falam por ai molde aquilo que é o nosso verdadeiro ser.

Afaste-se de “pessoas tóxicas” – pessoas cuja função nos desencorajar e deixar para baixo, nunca trazem nada de bom e positivo, apenas negativismo e manipulação. Geralmente, são pessoas com uma personalidade forte e com grandes capacidades de persuasão, por isso, é muito fácil ser manipulado e controlado por elas se não for uma pessoa forte também. A melhor coisa a fazer, é aprender como se desapegar de tais pessoas de forma passiva e menos reactiva, para evitar se rebaixar ao nível delas e consequentemente dar-se mal. Se tiver pessoas do género a sua volta, livre-se deles sempre que possível da seguinte forma: sendo mais comunicativo e menos violento (tanto física quanto verbalmente), mais responsivo e ágil. Arranje bons amigos, vivera mais feliz e com a alma mais tranquila e livre.


2 - Pare de pensar sempre no pior

Liberte-se apenas ao pensar no que pode ser feito, em vez do que não esta ao seu alcance. Concentre-se apenas no que pode fazer para tornar as coisas melhores do que antes tanto para si quanto para as outras pessoas a sua volta. Ao fazer isso, encontrara a tão procurada liberdade que lhe permitira viver a vida na sua maior plenitude – da forma como sempre desejou.
Lembre-se mais dos momentos bons e das coisas as quais foi bem-sucedido do que o contrario. Se as coisas no trabalho ou escola não estão indo da melhor forma ou algo na esta andando como planeado, tente buscar apenas energias positivas, tente pensar mais naquilo que lhe traz alegria como a sua família, o seu relacionamento, ou em o quão bom se tornou naquele seu joguinho do celular. Pense apenas nas coisas positivas.

Analise o seu vocabulário. Evite frases negativas como “ eu não sou capaz”, “ não consigo fazer isso”, “é muito difícil” e varias outras palavras que de certeza as conhece muito bem. A forma como nos expressamos tem uma grande influência sobre a nossa vida, tanto quando se trata de convencer as outras pessoas quanto a nós mesmos. Ao retirar estas frases negativas do nosso vocabulário para os seus opostos, ou seja, para as suas versões positivas como “eu sou capaz”, “eu consigo”, “isto não é um problema para mim”, estará se libertando da inacção e procrastinação. 

3 – Cultive a honestidade

Mentiras têm a capacidade de se regenerar, em mais e mais mentiras criando assim uma cadeia ou teia de mentiras que no fim acabam nos impedindo de ser livres. Aprenda a reconhecer e estar ciente das mentiras que conta tanto para as outras pessoas e especialmente para si mesmo. Ser sincero e verdadeiro permite que nos conectemos com as outras pessoas das podemos confiar porque eles são capazes de se identificar com as nossas vulnerabilidades.

Mentir é uma das formas que encontramos para reagir defensivamente; é natural que tentemos nos defender em meio a uma situação conflituosa com mentira. No momento, pode até parecer algo bom, que é a única forma que encontramos de nos livrar de alguém ou do conflito em que nos encontrávamos, mas, é o completo oposto disso. Esta atitude apenas nos aproxima mais ainda dessas pessoas, porque não deixamos as coisas claras, e quando a verdade vier a tona, as coisas se tornaram piores ainda. O melhor a fazer mesmo é sermos verdadeiros connosco e com os outros também independentemente da situação em que nos encontramos. 

4 – Não use o dinheiro como forma de obter a liberdade

Muitas pessoas pensam que ter muito dinheiro, é ser livre e independente também, mas não é bem assim, o dinheiro não proporciona liberdade nenhuma não – o dinheiro é apenas uma ferramenta na nossa vida, não o condutor dela. A nossa atitude em relação ao dinheiro dita muito mais acerca da nossa liberdade do que sobre o dinheiro como tal. Para evitar confundir o papel do dinheiro na nossa vida, economize mais e seja um usuário consciente do dinheiro.

Analise o que as suas necessidades e compare com os seus gastos – se existir algo que esteja a ser um fardo para si, remova da sua lista. Por exemplo, se estiver cansado de pagar preços extremamente altos para comprar comida orgânica, porque não fazer uma pequena horta com recheada de vegetais e plantas e resolver este problema de uma vez por todas. Pense que nos frutos do teu trabalho não apenas como uma forma de contenção de custos mas também como inspiração para os outros a sua volta. Isto sim, lhe trará liberdade e paz de espírito.

5 – Faça algo que realmente goste

Fazer o que realmente gostamos é uma das formas mais autênticas de viver a felicidade na sua maior plenitude. Tente partilhar as suas habilidades com pessoas que não têm as mesmas capacidades que tu ou que preferem fazer uma outra coisa; Com isto, criara novas conexões e fara novas amizades que lhe o deixarão surpreendido. 
Pode até usar os recursos proporcionados pela internet para se conectar com pessoas de ideias semelhantes, partilhe itens e serviços, encoraje os outros a experimentar um estilo de vida mais livre. Se não sabe por onde começar, recomendo o Sharehood, um dos melhores sites para interacções do género.

6 – Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos pode ajudar a libertar endorfinas que ajudam a nos sentirmos mais bem-dispostos, e não só, ficar em boa forma ajuda bastante na criação de vontade para realizar outras actividades interessantes e a estarmos mais activos. Não deixe que a falta de saúde o impeça de se sentir livre para fazer o que quiser. Escolha algo que realmente goste de fazer, a prática de exercício físico deve ser vista como uma forma de diversão acima de tudo.
A libertação de endorfinas deixa o espírito mais livre. Endorfinas são os responsáveis por criar uma em nós uma boa disposição, os bioquímicos produzidos pelo cérebro nosso cérebro em resposta das boas experiencias por nós vividas. As endorfinas ajudam-nos a libertar-se de emoções sem benefício algum para o nosso organismo – as responsáveis pela criação de pensamentos negativos. As melhores formas de libertar endorfina, são também benéficas para a nossa saúde em geral, como por exemplo: praticar exercícios físicos, socializar e rir com amigos ou entes queridos, apenas coisas que nos libertam e nos levam de volta a concentrar-se no que realmente nos interessa na vida.

7 – Sorria sempre que possível 

O teu sorriso tem uma forte influência sobre a forma como a sua mente processa. Faça p esforço de encontrar algo que lhe faça rir todos os dias. Comece por rir dos seus objectos antigos ou mesmo dos seus pensamentos engraçados, depois expanda o espírito de alegria assistindo um filme engraçado, indo ao teatro ou qualquer outro lugar que existe algo que lhe encoraje a rir. Rir e sorrir aumentam a capacidade do nosso sistema imunológico e também nos fazem sentir-se bem ao libertarmos as endorfinas. Rir faz com o nosso cérebro saiba que estamos felizes, melhorando automaticamente a nossa disposição, no melhor estado de espírito possível.

8 – Tome sol

O sol pode abrilhantar o nosso dia e também melhorar a nossa disposição. Frequente lugares abertos nos dias de sol, aprecie a natureza e converse com as pessoas ao ar livre enquanto apanha sol.

9 – Jogue conversa fora com amigos

Passar tempo com amigos é sempre bom, pois, traz-nos de volta a simpatia e melhora drasticamente a nossa disposição. Ouvir e ser ouvido melhora bastante a nossa sensação de bem-estar e também a libertar endorfinas. Para além disso, estudos indicam que passar tempo com os amigos e ser social aumenta os níveis de serotina, um outro elemento importante no melhoramento do nosso bem-estar próprio.

10 – Faça algo novo sempre que poder

Estar aberto a novas oportunidades e experiencias é também abrir portas para a liberdade porque ao fazermos isso, abrimos caminho para a expansão dos nossos horizontes, descobrindo novos talentos que estavam escondidos em nós e mantendo-nos abertos para as boas coisas que a vida tem para oferecer.

Veja as novas experiencias como oportunidades, ao invés de considera-las fardos ou algo pelo qual devemos nos preocupar. É certo que teremos de enfrentar uma grande batalha na nossa mente, antes de darmos um salto para novas actividades e hábitos. 
Dê-se os parabéns sempre que tentar algo novo. E fale do grande feito para os outros, isso ajudara a reforçar a sua força de vontade e também a melhorar o seu desempenho. A sua história ira ajudar os outros a viver mais livremente também.

11 – Finja que tem música de fundo todos os dias da sua vida

Já reparou que todos os filmes que assistiu tem sempre uma música de fundo? Então, a sua vida também deve ser igual. Imagine que foi começou a chover enquanto ainda estava na rua e esta sem transporte. Invente qualquer coisa na mente para lhe entreter enquanto caminha para casa ou um lugar seguro, isto fara com que se sinta melhor consigo mesmo e consequentemente a sua vida será mais feliz e livre.

12 – Faça algo espontâneo

Muitas vezes, quando entramos na vida adulta, perdemos a capacidade de ser espontâneos. As nossas obrigações profissionais e sociais não nos permitem mais ser assim imprevisíveis e ousados. Mas, cultive a espontaneidade e a impulsividade sempre que possível, vivera de forma mais livremente e feliz. 
Fazer algo que de forma livre e ousada pode trazer grandes benefícios a nossa saúde mental. Tente surpreender alguém, seja a sua parceira/o, amigos ou familiares mesmo com algo espontâneo, mas com um grande significado. 

13 – Faça caminhadas

Saia e vá dar umas voltas pela vizinhança. Simplesmente saia para caminhar, sem destino e nem direcção nenhuma em particular. De certeza que ira se sentir muito melhor ainda consigo mesmo ao fazer isso. Há uma liberdade e paz de espírito inexplicável que uma óptima caminhada sem destino algum pode nos proporcionar.

14 – Seja impulsivo 

Não há problema algum em ser um pouquinho impulsivo as vezes. Faça qualquer coisa não comum e com pouca análise. Coma uma torta ao pequeno-almoço ou corte o cabelo sem se perguntar é realmente isso que quer fazer ou não. Apimente um pouco as coisas na sua vida. Surpreenda-se ou seja espontâneo consigo mesmo. Mudar o curso das coisas pode nos ajudar a tornar a sua vida mais entusiasmante. Esta é também uma das formas de viver livremente e sem limites.

15 – Faça o que lhe fascina

Não precisa ser bom em seja o lá o que for que lhe deixa fascinado ao praticar. A única coisa que precisa fazer é amar o que esta fazendo. Todos nós temos uma paixão, descubra qual é a sua. Aquilo que realmente gosta de fazer ou gostaria de aprender. Seja lá o que for, é valido. Pode ser um desporto que pratica ou quer aprender a praticar, uma arte - como escrever, desenhar, pintar, tocar um instrumento, cantar, ou qualquer outra coisa. 

Independentemente do que for, pratique com todo o seu coração e permita que todo o seu ser esteja envolvido completamente nisto apenas. Conte para os seus familiares, convença os seus amigos a se juntar a ti, vá fundo e deixe que toda a sua vida gire em torno disso. Assim viverá a liberdade na sua maior plenitude.


   

15 passos para viver livremente 15 passos para viver livremente Reviewed by Fernando on junho 03, 2016 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.