8 Passos importantes no planeamento do sucesso na vida

Planeando o sucesso na vida

Todo mundo quer ser bem-sucedido vida, mas é sempre mais fácil dizer do que fazer. Existem muitas distracções por ai que se torna um desafio para as pessoas se disciplinar de forma a alcançar os seus sonhos e desejos na vida. Ao ter em mente o seguinte conselho, pode ser capaz de aumentar consideravelmente as suas chances de ser uma pessoa de sucesso em qualquer área a sua escolha.


Planeando o sucesso


1 – Imagine-se ficando bem-sucedido. Albert Einstein uma vez disse “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. Quanto mais viva e precisa for a sua imaginação pelo sucesso, mais fácil se tornará o trabalho para chegar lá. Do mesmo jeito que os engenheiros primeiro imaginam uma ponte e depois é que decidem construi-la, você também pode se tornar engenheiro do seu sucesso.


  • Dedique alguns minutos do seu dia imaginando o sucesso.Imagine-se num filme em que é muito bem-sucedido. O que está fazendo no filme? Como é o seu sucesso? Saboreie o sentimento do sucesso, e então use como motivação para acender o seu fogo.
  • Ao imaginar o sucesso, você estará cultivando uma motivação saudável. Pessoas bem-sucedidas todas acreditam nelas e nos seus objectivos. Ao mesmo tempo, não aliene as outras pessoas com um narcisismo extremista. Entenda que as outras pessoas pretendem ser tão bem sucedidas quanto você; a sua estratégia não pode ser passar pelos outros para conseguir o que quer.

2 – Procure um propósito ou objectivo para a sua vida.Procure identificar o que mais gosta de fazer, as coisas que te trazem satisfação. Depois de identificar o que mais gosta de fazer, use esta informação para encontrar um propósito ou objectivo para a sua vida.


  • Saber ao certo o que gosta de fazer traz motivação para o nosso percurso. Imagine sendo forçado a jogar xadrez enquanto a sua verdadeira paixão é o futebol. É difícil, pois não? Agora imagine-se ganhando uma oportunidade para participar de um campeonato importante de futebol. É muito, muito mais fácil continuar a persistir em algo quando realmente gostamos disso, independentemente das dificuldades que encontremos durante o percurso para a obtenção do sucesso nesse objectivo, do que insistir em algo que nem sequer temos interesse. (Anote em algum lugar visível quais as suas motivações e objectivos na vida).


  • Como descobrir um propósito ou objectivo na vida? Bom, cada um tem um jeito diferente, e para uns é mais difícil enquanto para os outros nem tanto, mas no entanto, existem muitas formas de saber isso:

- Procure um assistente de carreiras ou fale com um bom psicólogo

- Experimente diferentes áreas, lembre-se que até um trabalho básico lhe pode ensinar muita coisa

- Tente transformar algo que realmente gosta de fazer em trabalho. Seja na área de produção de cerveja ou mesmo sendo um artista plástico, a verdade é tem mais chances de ser bem-sucedido fazendo o que realmente gosta

3 – Defina o significado do sucesso na sua óptica. Não é possível obter o sucesso se nem sequer sabemos definir o que isso significa para nós em particular. Todo mundo vê o sucesso de forma diferente e usar padrões de sucesso de uma outra pessoa é como comer o prato preferido de uma outra pessoas e esperar adorá-lo. Trace metas e objectivos e seja realista.

  • Como saberá quando já atingiu os seus objectivos? Os seus padrões devem ser quantificáveis, se não passará a vida toda atrás de um objectivo vago.

  • Por exemplo, digamos que queira ser melhor ainda no trabalho que faz. E dai, consegue uma promoção, um salário melhor, mas mesmo assim, é normal que não se sinta satisfeito ainda porque pode sempre fazer melhor que isso, pois não? Pode continuar sendo promovido ainda mais, ou ganhando mais dinheiro ainda. Seja lá o que tiver, nunca será suficiente para você.

  • Invés disso, crie pequenas metas ou fases: “O meu objectivo deste mês é aumentar a produtividade até 30% e só se atrasar apenas 2 vezes, no máximo.” Estes são objectivos quantificáveis que quando atingimos, sentimos um certo sentido de satisfação e realização, fazendo-nos sentir-se mais bem-sucedidos e confiantes.

4 – Baixe selectivamente a sua confiança. Isso mesmo: Baixe a sua confiança. É um truísmo do mundo profissional dizer que as pessoas precisam de aumentar a sua autoconfiança para ter as coisas feitas. Mas, algumas pessoas pensam que, e com razão, que diminuir a sua autoconfiança fará com que seja mais bem-sucedido, pelas seguintes razões:

  • Diminuir a autoconfiança faz com que prestemos mais atenção a críticas construtivas e também ajuda-nos a ser mais autocríticos connosco. Se está convencido que é o premio que Deus ofereceu a engenharia, provavelmente não dará a mínima para as críticas construtivas.



  • Diminuir a autoconfiança fará com que trabalhe mais e esteja mais preparado. Se não está convencido que irá arrasar na apresentação da próxima quarta-feira, tem mais chances de passar mais tempo a praticar e inconscientemente ultrapassar os seus limites. É um óptimo hábito se parar pensar.



  • Diminuir a autoconfiança fará com que seja menos narcisista. Pessoas menos narcisistas são mais respeitadas no seu trabalho pelos colegas, e colegas felizes fazem uma equipe bem-sucedida. Não é segredo algum que o respeito o tornará uma pessoa de sucesso.

5 – Marque uma linha de tempo sempre que quiser atingir algum objectivo. Se não sabe ao certo quando irá atingir o seu objectivo, então será difícil saber se falhou ou não. Atribua-se uma linha de tempo difícil mas realizável. Tentar ganhar o campeonato mundial de fórmula em apenas 2 anos não é realístico, mas reservar um bilhete para o cinema em frente de pelo menos 20 clientes é.

6 – Identifique as coisas, habilidades ou materiais necessários para atingir os seus objectivos. Se pretende ser um famoso palestrante, por exemplo, é crucial que tenha um vocabulário mais amplo, conhecimento sobre algum assunto em específico, e também habilidades na apresentação. Isto é identificar pequenas metas para alcançar objectivos a longo prazo.

7 – Seja curioso em relação a vida. Geralmente, as pessoas bem-sucedidas tem uma curiosidade insaciável. Se não entendem como algo funciona ou não sabem a resposta de uma questão, eles procuram até encontrar. Coisa, que faz com que entrem numa busca do autodescobrimento, onde a jornada é tão importante quanto o destino.

8 – Identifique habilidades que precisa aperfeiçoar e outras que precisa colocar de lado.Colocar em terceiro lugar tem muito a ver com a gestão de tempo. Pode até olhar para si mesmo e ver o Superman ou a Supermulher, mas há limites para o seu poder. Terceirizar algumas tarefas não muito essenciais permite-lhe concentrar-se mais em coisas que são essenciais ao seu ofício.


  • Use o último exemplo como modelo, para se tornar um bom palestrante, precisa melhorar a voz e as técnicas de apresentação visto que elas são as dicas básicas necessárias para ser um palestrante. Mas se tem falta de habilidades na escrita ou um conhecimento em uma área em específico, pode terceiriza-los a um expert por exemplo. Isto chama-se trabalhar de forma inteligente. Muitos dos grandes líderes não escrevem os seus próprios discursos, eles concentram-se mais em faze-los chegar ao seu público-alvo bem.

  
   

8 Passos importantes no planeamento do sucesso na vida 8 Passos importantes no planeamento do sucesso na vida Reviewed by Fernando on junho 11, 2016 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.