5 Erros comuns cometidos ao aprender algo novo

Erros ao aprender algo novo

É sempre emocionante aprender algo novo, seja uma língua estrangeira, um instrumento musical, ou um tipo qualquer de arte.
Mas, não deixe que a emoção tome conta de ti no início. Quando muita gente aprende algo novo, geralmente comete erros que lhes custam tempo, energia, e dinheiro. O nosso maior problema é decidir aprender a pintar hoje, logo esperar que amanhã consigamos fazer algo que desafie a Monalisa, e como as possibilidades de isso acontecer são extremamente mínimas ou até mesmo inexistentes, nos desmotivamos, vem a frustração e com ela a desistência – tudo isso em curto espaço de tempo. Ou mesmo decidiu que queria tocar saxofone repentinamente e a sua principal estratégia de aprendizado consiste em pesquisar na internet por melhores formas de aprender a tocar saxofone – e isto o torna desesperadamente perdido. Ou talvez queira aprender a falar alemão e decide que quer se auto instruir em casa, sem nenhum tipo de ajuda ou guia, e isso resulta em um sofrimento para encontrar as palavras certas.

Contorne estas armadilhas todas ao criar uma estratégia efectiva de como aprender algo novo. O primeiro passo é evitar cometer estes 5 dispendiosos erros, de forma a fazer com que aprenda as coisas em um longo prazo e com sucesso.


Erro 1: Não traçar uma meta específica


Sem uma meta específica a alcançar, é muito fácil perder a motivação. Metas ajudam a identificar o que queremos atingir, mantem-nos cientes do que é e não é importante, e também ajuda-nos a medir o progresso. Se precisa de inspiração para saber qual ao certo deve ser a sua meta, comece por perguntar-se a si mesmo as questões seguintes: O que gostaria de tirar de tudo isso? Como irá fazer isso? E quem te pode ajudar a chegar lá?


Erro 2: Não se entregar completamente


Pense em como aprendeu a andar de bicicleta ou a nadar. Passou horas e dias numa bicicleta e na água pois não? Mesmo assim, muita gente ainda recorre arduamente em vídeo cursos ou tutoriais para aprender algo novo. Pode até representar um bom começo, mas terá de mergulhar mais fundo.

Um centro de pesquisa médica da Universidade de Georgetown, realizou um estudo em que as disciplinas eram divididas em grupos e observadas usando uma técnica chamada electroencefalografia.
Pediram aos dois grupos que estudassem em linguagem artificial. Um grupo estudou a língua numa sala de aulas convencional, enquanto o outro treinou através da imersão.

Depois de 5 meses, os resultados mostraram claramente que o grupo imerso apresentou completos padrões cerebrais de um falante nativo.

Nada supera, aprender fazendo. Salte para trincheira e suje as suas mãos.


Erro 3: Fazer tudo sozinho



“Se quiser avançar rápido, vá sozinho. Se quiser chegar longe, vá com alguém.”

Tudo bem que precisa de algum tempo para aprender sozinho, mas também precisa de um sistema de apoio para crescer. Existem muitas formas de fazer isso. Procure um amigo, colega, ou um membro da família que possa se oferecer para acompanha-lo diária, semana, ou mensalmente. Prefira alguém que tenha um objectivo similar, se não igual, ao seu, com quem pode trocar experiencias e aperfeiçoar mais ainda o vosso aprendizado. Se não tiver ninguém em vista que possa fazer isso por ti, junte-se ou crie um grupo que faz a mesma coisa mas com mais pessoas, tendo a certeza que sempre existira alguém disponível. Ou faça um investimento maior, contrate um treinador ou mentor. Ele irá providenciar ajuda particular e atenção, porque eles estarão partilhando a sua experiência contigo em exclusivo e especificamente acompanhando todas as suas fraquezas.


Erro 4: Querer a perfeição


A perfeição é um assassino da motivação.

Ao aprender algo pela primeira vez, é normal que cometa falhas. É inevitável. Por essa razão é importante concentrar-se mais no processo do que no progresso. Isto significa que se pretende pintar, aprecie mais colorir um quadro com cores a sua escolha e não se preocupe muito com o produto final nos primeiros dias. E não se compare com os mestres ou aqueles que já estão praticando a actividade a mais tempo. Invés disso, concentre-se mais nos seus objectivos e no que queria obter ao entrar num novo desafio.


Erro 5: Desistir muito cedo


De acordo com autor de grandes bestsellers Seth Godin, existem pelo menos 5 razões pelas quais alguém desistiria:

1 – Falta de tempo

2 – Falta de dinheiro

3 – Medo

4 – Falta de seriedade

5 – Falta de interesse

Se você faz parte dos 99% das pessoas que já desistiram antes, provavelmente seja por causa das razões que Seth listou.

A falta de motivação é algo que muitos de nós enfrenta no processo de aperfeiçoamento – até os melhores do mundo passaram por isso.
Todos nós temos muita energia e emoção no início do aprendizado de algo novo porque é o sentimento natural da fase “lua-de-mel”.
As melhores coisas sempre levam mais tempo do que originalmente esperamos. Se de facto tem uma grande paixão em atingir os seus objectivos, então precisará de uma visão a longo prazo invés de esperar resultados imediatos da noite para o dia.

Conhece alguém que tenha cometido estes erros? Partilhe este artigo com eles!

5 Erros comuns cometidos ao aprender algo novo 5 Erros comuns cometidos ao aprender algo novo Reviewed by Fernando on junho 10, 2016 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.