6 Segredos para obter melhor desempenho no trabalho


Muitas vezes ouvimos as pessoas falar que trabalhar de forma inteligente é sempre melhor que trabalhar de forma dura. Mesmo assim, ainda é muito difícil saber ao certo o que realmente é efectivo e porque é que não somos capazes de fazer os dois simultaneamente. Quase sempre, caímos no dilema da percepção de que se escolhermos um, não seremos capazes de conciliar com o outro.

Nos tempos mais antigos, quando a doutrina de trabalhar duro era a mais predominante e quando os nossos tataravós eram trabalhadores de grandes indústrias de madeira, tudo o que se precisava na época para se considerar um trabalhador muito bem-sucedido era apenas muita força e eficiência física, nada mais do que isso. No entanto, parece que actualmente a única forma de atingir o sucesso nos dias de hoje é “trabalhar duro e trabalhar de forma inteligente” e, claro, encontrar a melhor formula para ter as coisas feitas. Muitas vezes, ouvimos os nossos pais, mentores ou familiares dizer “ a prática leva a perfeição”, deixando mais um ponto importante – que a prática da fórmula perfeita torna a fórmula perfeita.

Neste artigo, são revelados 6 segredos que certamente lhe irão ajudar a aumentar a produtividade e também o seu desempenho no trabalho. Veja como encontrar a fórmula perfeita para si.

1. Elimine a multitarefa

Uma das coisas mais importantes a se fazer para obter um estilo de vida produtivo é certamente eliminar o espírito de multitarefas da sua vida de uma vez por todas. Podemos até pensar que estamos no caminho certo – trabalhando duro e de forma inteligente – quando se pratica a multitarefa, mas cientistas comprovam que esta atitude é errada. Até porque, a multitarefa é completamente oposta a produção, muito pelo contrário, ou seja, para além de ser uma autêntica perda de tempo e produtividade. Portanto, para obter mais sucesso, tente concentrar-se mais em apenas uma única tarefa até terminar antes de começar uma nova.

2. Cultive bons hábitos

Obter uma vasta de gama de bons hábitos é o que faz um extremamente eficiente diferente dos seus colegas no escritório. Se já tentou desenvolver bons hábitos mais mesmo assim deu-se mal varias vezes, porque não tentar um dos métodos do grande Benjamim Franklin para desenvolver bons hábitos.
Se tem algo que realmente precisa mudar na sua vida ou simplesmente esta tentando cultivar bons hábitos, tente concentrar-se mais nesse assunto por pelo menos uma semana e depois escreva num cartão pequeno como esta sendo o seu desempenho. Por exemplo, se gostaria de acordar as 7 horas todos os dias, tente regressar do trabalho um pouco mais cedo e acordar as 7 horas da manha todos os dias por pelo menos uma semana. Na semana seguinte, avance para um outro hábito que deseja cultivar.

3. Bloquei distracções 

Um estudo feito nos chamados “supertarefas” – pessoas que apresentam níveis extraordinários de produtividade – mostrou que eles são experts em bloquear distracções e que têm a habilidade de interagir com o mundo de uma forma mais objectiva. 
Sim, muitos deles são multitarefas, mas são também peritos em mudar de tarefas sem cometer erros porque treinaram as suas mentes a filtrar informação não relevante e distracções de forma a concentrar-se inteiramente nas tarefas apenas.
Da próxima vez que tiver uma tarefa difícil, bloquei todas as distracções – colegas incomodando com conversinhas de fim-de-semana, a internet ou mesmo o telefone do escritório tocando – simplesmente ignore esses factores. Deixe que as pessoas saibam de forma delicada que você precisa de um momento de concentração. Esta é a chave para um melhor desempenho e maior produtividade.

4. Comece por problemas que consiga resolver de imediato

Uma entrevista feita a Keith Alvey, uma directora de operações da cruz vermelha mostra exemplos claros de “supertarefas” no trabalho. Durante os desastres causados pela tempestade Katrina e os ataques do dia 11 de Setembro, Alvey teve cerca de 100 problemas de endereço, mas devido aos anos de experiencia, ele percebeu que 75% deles estava fora do seu controle. Então, o que ele fez? Ele escolheu aleatoriamente os problemas que podia resolver de forma imediata e deixou o resto para depois.

5. Controle e mantenha as suas emoções 

No modo crise, as nossas emoções tiraram proveito de nós se as permitirmos. Como resultado, descarregaremos o stresse todo nos outros e perdemos tempo discutindo, facto que nos torna muito mais ineficientes ainda.
“Supertarefas” são extremamente eficientes quando se trata de controlar as suas emoções, fazendo com que consigam tomar decisões calculadas. Da próxima vez que se encontrar num momento de crise, procure por um apoio moral ou humorístico de um colega de trabalho e depois volte ao problema.

6. Entre em estado de “fluxo” frequentemente de forma a obter mais desempenho no trabalho

O termo “fluxo”, tal como definido pelo Dr. Mihaly Csikszentmihalyi, é possuir o mais produtivo e criativo estado de espírito quando estiver a trabalhar. Entrar no estado de fluxo já aconteceu varias vezes na nossa vida sem que nós dê-mos conta. Entrar em estado de fluxo, faz com que estejamos completamente envolvidos com o que estamos a fazer, tanto é que até perdemos a noção do tempo e até a sentimos a sensação de despreocupação com tudo – seja problemas ou preocupações.

Mas, como é que chegamos a esse estado? Existem alguns critérios que os cientistas acreditam ser necessário preencher antes de entrarmos em estado de fluxo. Precisamos ter tempo suficiente para fazer as coisas, concentrar-se em apenas uma coisa de cada vez, definir objectivos a alcançar de forma clara, e constantemente desenvolver as nossas habilidades para enfrentar o desafio.




6 Segredos para obter melhor desempenho no trabalho 6 Segredos para obter melhor desempenho no trabalho Reviewed by Fernando on maio 31, 2016 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.