5 Ferramentas essenciais para aumentar a produtividade

como ser mais produtivo

A vida moderna que tanto gostamos esta constantemente a tomar conta do nosso tempo, atenção, e energia. Colocamos muita pressão em nós simplesmente porque queremos fazer o maior número de tarefas e em tempo record. Em vez de alcançar o suficiente para se sentir satisfeitos, muito pelo contrário, nos sentimos mais sobrecarregados, exaustos, desconectados e insatisfeitos.

Este tipo de estilo de vida não só baixa a qualidade dos resultados, como também é difícil de manter. E algo vai sofrer com toda essa autopressão, se não for a sua relação e felicidade, será a sua saúde. Tal como um carro que precisa de manutenção regular e energia para obter melhor desempenho, o nosso corpo também não foge a regra, precisamos de repouso, carinho e rejuvenescimento.
Mesmo sabendo que trabalhar duro não é um hábito fácil de se acostumar quando temos muitas metas por cumprir, pesquisas mostram que os trabalhadores não terminam as suas tarefas quando trabalham 50 horas por semana diferentemente do que acontece quando trabalham 40 horas apenas. Mas, o que isso significa, que temos que trabalhar mais de 70 horas por dia? Não. Significa que as 10 horas extras usamos para realizar actividades improdutivas como responder e-mails, atender chamadas, reuniões desnecessárias, ou mesmo para recuperamo-nos do stresse, falta de sono ou para tomar um café ou chá.

A melhor forma de equilibrar o nosso exigente estilo de vida e tornar-se mais produtivo no que fazemos, incluindo o trabalho, é gerindo a nossa energia. Faça mais actividades que ajudam a dar e recarregar mais as energias, de forma a atingir maior sucesso naquilo que decidimos concentrar as nossas energias.

Segundo Kelly Weiss – um editor do site lifehack.org. Enquanto construía a sua carreira no ramo de marketing executivo e design nos últimos 14 anos, era capaz de terminar todas as suas tarefas com sucesso em apenas 40 horas semanais. “Sobrava-me tempo para descansar, viajar, divertir-me, construir novas relações, e ainda por cima ser um atlético competitivo. Foi possível fazer isso porque geria a minha energia fora do escritório, assim quando estivesse no trabalho tinha energia suficiente para trabalhar de forma produtiva e com sucesso.”

Aqui vão 5 ferramentas e actividades para gerir energia que pode realizar para criar mais claridade, produtividade e sucesso na sua vida.


1 – Começar o dia bem


A forma como começa o seu dia tem uma grande influência sobre o quão produtivo o resto do seu dia será, e não me refiro a quantidade de café que tomar antes de sair de casa. Manter a mente fresca e uma alimentação adequada é crucial para uma boa produtividade. Se acordar preocupado, com medo, ou com qualquer outro tipo de emoção problemática, faça o que for preciso para se acalmar. Lembre-se que escolhe como quer se sentir; ninguém pode ditar isso. Registe as suas ideias num caderno de notas, vá praticar algum exercício físico para libertar a energia.
A seguir, alimente-se de forma saudável. Prefira comida natural invés de enlatados, assim evita o consumo excessivo de açúcar e comida sem qualidade. Nutra o seu corpo e mente com o que for preciso para atingir o sucesso.


2 – Visualizar o sucesso


Visualizar o sucesso abre o caminho para o alcance do sucesso tangível.  Tal como os atletas visualizam o seu próximo jogo incansavelmente na sua cabeça, visualizar que o seu dia esta correndo bem energética e mentalmente também o coloca mais próximo dos seus objectivos.

Toda a manhã, crie um plano de como quer que o seu dia corra ao visualizar os seus objectivos. Visualize as tarefas principais, reuniões, ou conversas deste dia correndo muito bem. Brinque com os eventos na sua cabeça um de cada vez usando apenas pensamentos e emoções positivas.

Sob ponto de vista neurológico, o nosso cérebro não consegue distinguir qual a diferença entre o que realmente acontece e o que apenas visualizamos. O cérebro reage de forma similar tanto para o real quanto para o imaginado. Por isso que pessoas que possuem os preocupados crónicos, sentem o stresse nos seus corpos como se o desastre já tivesse acontecido. Visualizar o sucesso pode diminuir os níveis de medo e preocupação, visto que o seu cérebro já teve uma experiencia positiva previamente.


3 – Marcar uma hora certa para terminar


Antes de começar a trabalhar, defina um tempo limite para terminar. Saber que tem apenas um certo período de tempo definido para terminar uma determinada tarefa, geralmente gera maior concentração e foco, e também menos tentação a distracção. Por essa razão, a maior parte dos estudantes são mais objectivos nos seus estudos quando estão perto de um teste ou exame porque não tem outra opção a não ser concentrar-se solidamente.

Se é um viciado em trabalho e não consegue se ver terminando após o planeado, então faça compromissos sólidos para depois do trabalho. Reserve uma mesa de jantar, inscreva-se num ginásio, compre um bilhete para o cinema ou parqueei o seu carro num local onde terá de retira-lo depois de um período exacto. Em outras palavras, faça o que for preciso para terminar pelo menos 1-3 tarefas agendadas para o tal dia antes da hora marcada de saída chegar. É incrível como a produtividade aumenta quando nos focamos numa única tarefa ao invés de querer fazer tudo ao mesmo tempo.


4 – Praticar exercícios físicos ou mentais


Fazer uma pausa física ou mental do trabalho ajuda a relaxar, recarregar as energias e voltar ao trabalho com mais foco. Tire pelo menos 1 hora ou aproveite a hora do almoço para exercitar, praticar yoga ou meditação. Não interessa o quão ocupado esteja nesse dia, fazer uma pausa sempre proporciona mais energia e foco para aumentar a ainda mais a produtividade quanto voltar ao trabalho. Além do mais, nos dias que tiver uma grande pilha de trabalho e um tempo limite muito curto para terminar, as pausas ajudarão bastante a reduzir o stresse e recarregar as energias quando voltar ao foco.
Opte por uma actividade cardiovascular tal como sair para correr ou uma pequena musculatura mesmo, como forma de aumentar a adrenalina no seu corpo e formar mais energia criativa quando voltar. Se não tiver um ginásio por perto ou um chuveiro no prédio para quando voltar do trabalho, tente a meditar – também é óptimo para relaxar. Vá tomar um ar fresco e sente-se no parque para meditar.


5 – Defina limites


Ter a ousadia de dizer “não” e definir limites mantem os seus níveis de energia intactos e consequentemente aumenta a produtividade. Seja claro no que precisa de forma a realizar um bom trabalho e depois diga não as pessoas, reuniões, trabalhos extras, distracções, e tarefas que não lhe pagam bem e automaticamente não contribuem muito para o sucesso da empresa em geral.

Realize apenas tarefas e actividades que te levarão para frente. Se alguém quer usar mais 2 horas para falar coisas desnecessárias em uma reunião, deixe claro que tem apenas 20 ou 30 minutos, e depois saia da sala. Se alguém estiver incomodando lhe com e-mails e telefonemas quando enquanto tenta se concentrar, diga a eles que tem uma data limite para cumprir e que voltará a falar com eles numa outra altura. Se as pessoas querem que você trabalhe por longas horas extras com eles, vá ao ginásio ou faça yoga e depois volte no dia seguinte mais relaxado, fresco e com melhor disposição.


5 Ferramentas essenciais para aumentar a produtividade 5 Ferramentas essenciais para aumentar a produtividade Reviewed by Fernando on junho 07, 2016 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.