Acorde cedo e não se sinta cansado


Sempre que se discute o assunto “dormir”, há uma convenção comum que diz que devemos dormir pelo menos 6 a 8 horas de tempo todas as noites. Visto que é algo que já se vem acreditando por muito tempo, foi feito um estudo recentemente em torno deste assunto e este defende que esta é apenas uma afirmação genérica e tem pouco fundamento suportando a ideia.

Mais especificamente, de acordo com a Surrey Sleep Research Centre - um centro de investigação em sono localizado na Inglaterra, afirma que a qualidade do sono é mais importante que a quantidade, ou seja, é preferível dormir poucas horas mas dormir bem do que ficar horas e horas na cama tendo um péssimo sono. Mais adiante, a quantidade adequada de sono de cada individuo varia de pessoa para pessoa, com a média rondando nas 5 a 9 horas de tempo.


6 Formas de se livrar do cansaço ao acordar cedo


Bom, esta nova abordagem revela muita coisa, mas realça mais a possibilidade de se ser um madrugador independentemente da quantidade de sono que se teve na noite passada. Portanto, desde que tenha uma noite de sono profunda e repousante, deve ser capaz de acordar cedo sem se sentir excessivamente cansado ou apático.
Existem também passos práticos que pode seguir para acordar cedo que pode seguir e não se sentir cansado, tanto para quando estiver se preparando para uma boa noite de sono quanto para a sua rotina matinal. Entretanto, sem mais de longas, confira os 6 métodos mais eficientes para evitar sentir-se cansado ao acordar:


O que realmente faz uma noite de sono próspera?

1 – Evitar tomar café, vinho ou comer chocolate antes de se deitar

Se pretende ter uma profunda e repousante noite de sono, é importante que prepare um ciclo sem interrupções. Aparentemente, são necessárias mais de 4 horas de tempo para se entrar num estado de sono profundo e energizado, e é quase impossível atingir isto se tivermos constantes interrupções depreciando a qualidade do sono fazendo com que se sinta cansado na manhã seguinte.

Uma das causas mais proeminentes da dificuldade de dormir bem é a dieta alimentar – existem alimentos e guloseimas que consumimos constantemente e que são responsáveis pela interrupção do sono. Café, vinho tinto e chocolate com leite são exemplos claros, portanto, mantenha se o mais longe possível destes elementos quando estiver para dormir. Evite consumir estes produtos depois da hora do almoço, se não consegue ou acha difícil pelo menos tente elimina-los da sua dieta depois das 18 horas.


2 – Ir ao banheiro antes de dormir


Enquanto algumas pessoas preferem ir ao banheiro antes de saltar para a cama, outras optam por ler um livro, ver TV ou até mesmo jogar videogame antes de dormir. Enquanto fazemos isso, as nossas bexigas vão se enchendo lenta e despercebidamente, e sem contar que os nossos rins não param de funcionar enquanto dormimos.
Isto significa que para além de a bexiga estar cheia durante a noite, teremos de interromper o sono durante a noite para ir ao banheiro mais uma vez. Por essa razão, é aconselhável ir ao banheiro minutos antes de nos deitarmos. Mesmo não sentindo vontade de urinar, é importante fazer um pequeno esforço pela qualidade do seu sono e o impacto que este causará na manhã seguinte.


3 – Tenha certeza que o seu quarto reflicta os princípios de Feng Shui


Visto que nem todos conhecem os princípios de Feng Shui ou nem toda gente acredita, ele representa uma arte anciã chinesa baseada na lógica e valores ocidentais. Ao seguir a risca os princípios básicos do Feng Shui e organizando o seu quarto de acordo com ele, pode facilitar a obtenção de um sono mais tranquilo, fazendo com que acorde mais fresco e energizado na manhã seguinte.
Por isso que a estrutura do seu quarto é mais importante na perspectiva do princípio de Feng Shui, e há uma série de passos a seguir na arrumação do quarto, desde onde colocar a mobília até a posição da cama. A arrumação da cama é um dos aspectos mais importantes, deve ser alocada numa posição que não seja na direcção directa da porta quando for aberta. Isto transmite-nos mais segurança enquanto dormimos.

Outra coisa, as cores que escolher para decorar o seu quarto também terão um grande impacto sobre a sua disposição quando estiver para dormir. Uma combinação de azul claro e verde são a melhor combinação, tal que elas nos transmitem sentimentos de serenidade, calma e harmonia sem nos cansar os sentidos.


4 – Procure fazer algo que lhe deixe feliz e excitante ao acordar


Sentimentos de stresse e ansiedade parecem ser piores durante o período da manhã, mas graças a combinação dos padrões de pensamento do nosso subconsciente que aparecem durante o sono e um aumento do nível de cortisol no nosso corpo. Pode nos fazer sentir-se cansados e letárgicos mesmo depois de uma óptima noite de sono, por isso é importante manter apenas pensamentos positivos sobre o dia a seguir como forma de evitar esse pensamento.

Bom, será fácil em alguns dias e mais difícil nos outros, portanto seja mais proactivo e faça planos para o dia seguinte e anote os num calendário. Aniversários e outras datas especiais oferecem obviamente alegria e emoção, pode também aproveitar os feriados nacionais ou globais para planear algo especial.

Acorde cedo e não se sinta cansado Acorde cedo e não se sinta cansado Reviewed by Fernando on junho 08, 2016 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.