Como se lembrar de 90% das coisas que aprende


Gostaria de aprender as coisas mais rapidamente?

Seja lá o que estiver ou quiser aprender, uma língua estrangeira, um instrumento musical, ou mesmo um desporto novo, seria muito melhor se pudesse acelerar ainda mais o seu aprendizado, pois não? 

A chave para o aprendizado acelerado não é apenas dedicar mais horas, mas em maximizar a efectividade do tempo que gastamos ao aprender.


A analogia do balde e da água


Suponha que pretende encher um balde com água. Muitos dos baldes não apresentariam problema nenhum em reter a água dentro deles, pelo menos até a água começar a transbordar quando atingirem o seu limite.



Mas na realidade, não é assim como a nossa mente funciona. Até porque, maior parte da informação que entra no nosso cérebro eventualmente acaba vazando. Então, ao invés de olharmos a nossa memória como um balde que retém tudo o que entra, devíamos vê-la ao contrário: como um balde furado.



Bom, é normal que veja esta analogia como sendo uma conotação negativa. A não ser que tenha nascido com uma memória fotográfica, o nosso cérebro não foi desenhado para lembrar-se de toda a informação, ou experiência que tivermos durante a nossa vida.


Como lembrar-se de 90% de tudo o que aprende


Um estudo feito pelo NTL Institute nos anos 1960 mostra que os humanos lembram cerca de apenas:

5% do que aprenderam em uma aula na faculdade ou escola

10% do que aprenderam enquanto liam um livro ou artigo

20% do que aprenderam assistindo algo em audiovisual, seja na 
televisão, vídeo ou até mesmo numa app

30% do que aprenderam enquanto viam uma demonstração 

50% do que aprenderam numa discussão de grupo

75% do que aprenderam enquanto praticavam

90% do que aprendem quando usam imediatamente o que 
aprenderam ou quando se auto instruem

No entanto, como é que muitos de nós realmente aprende as coisas?

Livros, aulas escolares, vídeos – métodos não interactivos de aprendizado que resultam em 80-95% da informação entrando por uma orelha e saindo pela outra.

A ideia geral aqui é mostrar que invés de forçar os nossos cérebros a lembrar mais informação usando métodos “passivos”, devíamos concentrar mais o nosso tempo, energia, e recursos em métodos “participativos” que comprovaram ter a capacidade de proporcionar resultados mais efectivos, em pouco tempo.

Isto significa que:

- Se pretende aprender uma língua nova, deve preocupar-se mais em praticar com falantes nativos e obter uma avaliação imediata invés de baixar aplicativos para tal

- Se quer ficar em forma, procure um personal trainer invés de ficar assistindo vídeos de fitness no Youtube

- Se pretende aprender um novo instrumento, contrate um professor de música particular

Por ultimo, quando se trata disto….


Tempo ou Dinheiro?


Certamente já ouviu muita gente dizer: “ Eu não tenho tempo para fazer coisa… X”

Eu particularmente sou uma dessas pessoas, já usei a falta de tempo como desculpa para não fazer algo varias vezes na minha vida.
Mas o tempo é o melhor equalizador de todos os tempos. Não interessa quem formos ou a posição que ocupamos, em que parte do mundo estamos, ou o quão damos valor a eficiência, existem apenas 24 horas a cada dia. Todo minuto é único, e depois que passa, não é possível recupera-lo de volta, diferente do dinheiro.

“Você pode até se atrasar, mas nunca o tempo.” – Benjamin Franklin

Já que todos nós temos as mesmas 24 horas, como é que se explica as histórias de sucesso dos pequenos milionários que começaram sem absolutamente nada, ou um estudante a tempo inteiro que aprende inglês do zero e começa a falar fluentemente em apenas 3 meses e meio? É simples, Eles aprenderam como maximizar para a efectividade invés de apenas eficiência.

Digamos que uma pessoa gasta 1 hora a aprender uma língua e retém 90% do que aprendeu. E uma outra pessoa gasta 9 horas a aprender a mesma língua e retém apenas 10% do que aprendeu. Fazendo matemática básica, a segunda precisou de 9 vezes a mais do que a outra para reter a mesma quantidade de informação (A: 1*09 = B: 9*0.1).

Bom, os números exactos até podem ser discutidos mais tarde, mas a o exemplo está claro. A forma de obter mais tempo não é poupando o tempo ou aprendendo coisas em curtas-metragens, como assistir um tutorial rápido de apenas 5 minutos invés do outro de 15 minutos, mas de preferir coisas maiores, como escolher o método mais efectivo desde o inicio. Ou de constantemente recorrer as alternativas grátis, investir em uma solução premium pode diminuir meses, ou mesmo anos de sofrimento, erros, e mais importante ainda, tempo.

A melhor forma de produzir mais em um tempo limitado é concentrando-se em soluções que proporcionam o maior impacto, e dizendo não a qualquer outra coisa.

A habilidade de reter mais conhecimento numa era de acessos infinitos a informação e incontáveis formas de distracções é uma ferramenta muito forte para atingir qualquer objectivo que tiver rapidamente.

Ao aprender como lembrar-se de mais informação todos os dias, gastamos menos tempo reaprendendo coisas antigas, e concentramo-nos em adquirir novos.

Estamos todos sem tempo, e hoje é o dia em que será mais jovem de todos os outros que passaram. A questão é: como prefere gastar esse tempo? 




Como se lembrar de 90% das coisas que aprende Como se lembrar de 90% das coisas que aprende Reviewed by Fernando on junho 09, 2016 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.