Aprenda a gerir melhor o seu tempo depois do trabalho


Durante a toda a nossa vida, procuramos alcançar objectivos relacionados com a nossa carreira, e por essa razão, educamos a nossa mente de forma a ser capaz de alcançar certos objectivos dependendo da nossa ambição e benefícios que tal objectivo trará a nossa vida. Ser bem-sucedido naquilo que adoramos fazer traz-nos muita satisfação, assim como um bom cheque no final do mês, com um valor suficiente para pagar as contas de casa, ir de férias, ter uma vida agradável, e até mesmo que nos permita comprar coisas que não precisamos como tal, apenas adquirimos para sentir-se bem connosco mesmo.

Entretanto, nessa vida cheio de ocupações que tanto presamos, não devemos nos esquecer que no fim, o sucesso não irá significar absolutamente nada se não tivermos as pessoas que mais amamos ao nosso lado. Você nunca esta tão ocupado para fazer o que quiser depois do trabalho, a única coisa que você realmente precisa é de um pequeno guia para te ajudar a utilizar melhor o seu tempinho livre.

1 – Termine o seu dia de trabalho num período fixo


“Não deixe que ganhar a vida o faça perdê-la ao mesmo tempo.” – John Wooden

Trabalhar muito geralmente gera maus resultados, e faz com que seja quase impossível ter uma vida privada. Como deve provavelmente ter outras coisas previamente planeadas para depois do trabalho, fica quase impossível de dar conta de tudo, porque a única coisa que quer fazer depois de sair do trabalho simplesmente atirar-se na cama e dormir até o dia seguinte.

Se quiser ter energia suficiente para obter uma vida diferente da profissional, então terá de fixar um horário pessoal fixo para terminar de trabalhar, claro, isto depois do horário previamente fixo na sua empresa ou local de trabalho. Ao fazer isso, terá mais tempo para organizar os seus afazeres de forma mais tranquila. 

2 – Tire pelo menos 30 minutos para ficar sozinho


Actualmente, as pessoas estão sempre com pressa. Já não sabem o que é descansar e nem relaxar mais. Mesmo tomar um café com amigos parece ter se tornado uma actualização rápida do que tem esta acontecendo nas suas vidas. Quando foi a ultima vez que sentou-se sozinho num lugar calmo e deixou que os seus pensamentos fluíssem livremente?

Como forma de lidar com todo esse stresse que tem tido todos os dias, precisa aprender a dar mais valor ao seu dia e começar a dar conta de tudo o que esta acontecendo. Se não fizer isso, estará acumulando muita negatividade e se dará conta dela muito tarde. Comece fazendo qualquer coisa que o distraia logo que chegar a casa, assim você irá esquecer de toadas as coisas que lhe aborreceram durante o dia. Bom, isto não significa que não lhe vai aborrecer mais subconscientemente. Portanto, tire pelo menos 30 minutos do seu dia depois do trabalho para sentar-se consigo mesmo, prepare uma chávena de café ou chá se poder, e desligue-se de tudo que lhe possa distrair. Não deixe que nada o incomode enquanto relaxa ao som do silêncio. Assim, você poderá relaxar e ser capaz de resolver todos os seus problemas calmamente.

4 – Planei a semana laboral durante o final de semana


Normalmente, fazemos muitos planos para a semana seguinte, mas mesmo assim esquecemo-nos deles, mesmo depois de anotar em algum sítio. Por essa razão, é importante reservar no mínimo uma hora durante o fim-de-semana para organizar a sua vida.
Por exemplo, quando fazemos planos com a família ou amigos, geralmente anotamos tudo depressa, ou simplesmente aceitamos, confiando apenas na nossa boa memória. Mas, depois acabamos por esquecer e nos baralhar porque vamos aceitando mais e mais convites sem antes consultar os outros e obter mais detalhes sobre o horário e mais. Portanto, tire um tempinho no sábado ou domingo, não se esqueça de verificar o seu e-mail, whatsapp ou mensagens de texto mesmo para saber se comprometeu-se ou não e depois possivelmente esqueceu-se.

4 – E aprenda a dizer “não”


“Quando dizer “sim” para os outros, certeza que não esta dizendo “não” para si mesmo” – Paulo coelho
Se sabe que não lhe sobra muito tempo depois do trabalho para fazer tudo o que quiser, então precisa aprender a dizer “não” para as pessoas como forma de sobreviver durante a sua semana de trabalho. De certeza gostaria de visitar um amigo, um familiar, concertar algo em casa, passar um bom tempo de qualidade com a família depois do trabalho, enfim. Mas, infelizmente, o dia é muito curto, e não podemos fazer com que as coisas aconteçam segundo a nossa vontade. 

Sorte a sua, é que existem mais dias durante a semana, então provavelmente irá encontrar uma um tempo livre para visitar os seus amigos num outro dia. Se mesmo assim não lhe sobra tempo, não force os seus planos, mas também não deixe os seus entes queridos pendentes – diga a eles que irá informa-los quando estiver disponível durante o fim-de-semana e veja se será viável para eles também. Já viu a importância de reservar aquela 1 horinha para se planear, agendar, e colocar tudo numa nota, lembrete ou caderno de afazeres – agenda para muitos.

Não só, se os seus colegas de trabalho precisarem da sua ajuda em algo que lhe pode custar horas extras de trabalho, não diga “sim” automaticamente, sem antes parar para pensar no assunto. Se por acaso, agendar algo para a ultima da hora, pode afectar significativamente nos outros planos previamente feitos e com riscos até de criar um grande caos.

5 – Escreva um blogue


“Escrever é a única forma que tenho de explicar a minha própria vida a mim mesmo” – Pat Conroy
Nos dias de hoje, quase todo mundo tem um blogue e escreve sobre a sua opinião pessoal em diferentes tópicos. Se já alguma vez parou para pensar e se perguntou o porquê de as pessoas fazerem isso, talvez esteja na hora de escrever o seu próprio blogue e saber pela experiência. Escrever sobre os nosso pensamentos e partilha-los pode influenciar bastante na forma como lidaremos com certos problemas e em determinadas situações, não só, ajuda-nos também a lembrar-se de como nos sentimos em determinada situação que aconteceu na nossa vida a um tempo atrás. Basicamente, o blogue é um jornal pessoal que nos ajuda a evitar cometer os mesmos erros, e ao mesmo tempo ajudando as outras pessoas a lidar com problemas do género.

Provavelmente, a sua vida tende a ser mais caótica a cada dia, e planear tem se tornado ainda mais difícil. Ao escrever, as suas caóticas histórias publicadas em seu blogue simplesmente se transformaram em artigos bem organizados, e isso fará com que treine a sua mente e comece a pensar de forma mais estruturada e ainda mais lógica. Para além disso, tanto a sua vida profissional quanto privada serão beneficiadas, assim como terá uma visão mais clara de como evoluiu como pessoa e das coisas que alcançou durante a sua caminhada. Começar é relativamente fácil, tudo o que precisa é apenas de um bom nome, registar um nome de domínio se quiser algo mais profissional ou se não quiser se dar muita maçada e gastar dinheiro pode criar um blogue com a sua conta Google no blogger.

Pode ter um blogue no ar em apenas minutos, e dai é só começar expressando a sua criatividade, que lhe irá ajudar bastante a lidar com os seus problemas e emoções, e também quem sabe ganhar alguns seguidores online. Depois de um tempo escrevendo um blogue, compare as decisões actuais com as que fez antes de começar escrevendo o seu blogue. Não se espante se deparar-se com um melhoramento considerável. 

6 – Tenha em mente as suas prioridades


De forma a melhorar o uso do seu tempo, é importante saber quais as suas prioridades principais. Não ignore coisas importantes da sua vida, simplesmente porque algo lhe apareceu inesperadamente. Se realmente quiser fazer algo, então vai arranjar uma forma de fazer acontecer.


Aprenda a gerir melhor o seu tempo depois do trabalho Aprenda a gerir melhor o seu tempo depois do trabalho Reviewed by Fernando on junho 06, 2016 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.