6 Passos para a adopção de bons hábitos alimentares

Alimentar-se de forma saudável é um dos actos mais nobres e ao mesmo tempo benéficos a saúde do organismo em geral e mais particularmente ainda ao bom funcionamento do sistema imunológico, aumentando assim a nossa esperança de vida e também contribuindo para uma vida mais interessante e livre de constantes enfermidades. (8 Tipo de Alimentos que Aumentam a Imunidade)

No entanto, confira a seguir numa pequena lista de 6 itens, indicando alguns passos de como se pode adoptar os bons hábitos alimentares de forma uma forma simples, prática e saudável.

1 - Optar por alimentos com níveis muito baixos de gordura


Adoptar uma alimentação Light por exemplo, já é um grande passo para uma alimentação saudável, pois, para além dos alimentos desta dieta possuírem menos de 25% de gordura na sua composição, eles também apresentam níveis extremamente baixos de açúcar, sal, colesterol e outros elementos não benéficos a saúde quando consumidos em elevadas quantidades.

VejaBenefícios dos ácidos graxos ómega 3

2 – Manter o organismo sempre hidratado

Sim, beber água é extremamente essencial para o organismo, por isso que o seu consumo faz parte dos bons hábitos alimentares. Uma dica para ultrapassar problemas de desidratação é beber pelo menos 2 a 3 litros de água diariamente, pode se chegar nesse estagio bebendo pelo menos 1 a 2 copos de água a cada 2 horas.

Veja: Qual a quantidade de água que devemos consumir

Pode não parecer, mas não beber água contribui bastante para a adopção de maus hábitos alimentares, pois quando há falta de água no organismo o cérebro, geralmente o cérebro envia o mesmo sinal de quando estamos literalmente com fome, facto que faz com que comamos de qualquer maneira.

Recomenda-se: Funções da água no organismo

3 – Evitar, moderar ou reduzir o consumo de carnes vermelhas

Apesar de serem uma grande fonte de proteína, elemento que é muito importante a saúde do organismo em geral e que influencia bastante no crescimento muscular, quando consumidas excessivamente as carnes vermelhas também pode ser prejudiciais a saúde do organismo. No entanto, o aconselhável é consumir até no máximo 2 vezes por semana.
Entretanto, como fonte alternativa para a obtenção de proteína poderá optar pelo consumo de alimentos como o peixe, algumas carnes brancas, ovos, entre vários outros. (8 Razões Para Incluir Ovo Na Sua Dieta Alimentar)

4 – Não exagerar no consumo de frutas e seus derivados

Apesar das frutas serem extremamente benéficas a saúde e bom funcionamento do organismo, o seu consumo não moderado, pode também criar um efeito negativo, ou seja, se consumidos exageradamente, elas podem ser prejudiciais devido a frutose (açúcar da fruta) que quando armazenada em quantidades elevadas no organismo cria efeitos indesejados.

Não deixe de verBenefícios das frutas

5 – Tomar todas as refeições recomendadas a cada dia

Evite pular as suas refeições pois isso implica a perda de nutrientes, facto que fará com que o seu organismo absorva mais calorias do que o normal devido a essa falta prolongada de alimentos ou nutrientes no organismo. Portanto, tente comer pelo menos a cada 2 ou 3 horas por dia.
6 – Evitar, moderar ou reduzir o consumo de frituras e outras gorduras

Tente livrar-se ou consuma de forma moderada as frituras ou outros alimentos ricos em gorduras como doces, alguns bolos, entre outros. No entanto, como um óptimo habito alimentar em prol de uma alimentação saudável prefira os cozidos, assados ou então grelhados em detrimento dos fritos e outras fontes de gorduras.
6 Passos para a adopção de bons hábitos alimentares 6 Passos para a adopção de bons hábitos alimentares Reviewed by Fernando on janeiro 12, 2015 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.