Alimentos ricos em carboidratos

O consumo de alimentos ricos em carboidratos é extremamente importante ao organismo, pois, eles são uma das maiores fontes de energia necessária ao organismo. 

Entretanto, a energia fornecida ao organismo pelos carboidraos é tanto essencial para a realização de actividades (físicas ou mentais), quanto no auxílio de processos metabólicos como é o caso da digestão por exemplo.

Veja tambémLista de alimentos óptimos para digestão

No entanto, existem 2 tipos de carboidratos a considerar: os simples e os complexos. Geralmente, os carboidratos simples são os que o organismo absorve com mais facilidade, ou seja, tem um efeito menos duradouro quando comparado aos carboidratos complexos – esses que por sua vez tendem a levar mais tempo a ser assimilados pelo organismo, facto que faz com que eles forneçam mais energia ao organismo do que os carboidratos simples.
Enfim, confira com mais detalhes na tabela a seguir, uma pequena lista de alimentos ricos em carboidratos e que consequentemente são muito energéticos e por vezes muito nutritivos.

Alimentos ricos em carboidratos em geral

Açucar; Arroz; Aveia; (Receita de Biscoito de Aveia)

Banana; batata; Bolos e biscoitos; bolachas; (6 Benefícios Incríveis da Banana)
Centeio; compotas;

Ervilha; Feijão (Receita de Almôndegas de Arroz e Feijão)

Geleia; Grão-de-bico

Iogurtes
Leite; Lentilhas

E muitos outros

Alimentos ricos em carboidratos simples
Como mencionado anteriormente, os carboidratos simples são assimilados facilmente pelo organismo, o que faz com que eles forneçam energia ao organismo por um curto período de tempo. Todavia, o seu consumo continua sendo importante ao organismo, portanto, confira alguns alimentos ricos em carboidratos simples a seguir e passe a consumi-los nos momentos de fraqueza.

Açúcar e/ou Mel; (5 Razões para consumir mel)
Arroz;
Pão e outros produtos similares como os bolos por exemplo;
Doces;
Refrescos;
Alimentos ricos em carboidratos complexos
Consumir alimentos ricos em carboidratos complexos ajuda bastante na realização de actividades que requerem mais energia e também nos isentam da fome por um período considerável de tempo, o que é óptimo para o controlo de peso. Entretanto, diferente dos alimentos ricos em carboidratos simples, os complexos costumam muitas vezes não só ser energéticos mas também nutritivos – contendo vitaminas, fibras e muito mais na sua composição.

Contudo, a que vai uma lista de alguns alimentos ricos em carboidratos complexos:
Banana (meio verdes melhor);
Grão-de-bico;
E muitos outros. 

Veja tambémLista de 17 alimentos que inibem a fome

Contudo, acredita-se que todos os alimentos em geral contem carboidratos, pois fornecem alguma quantidade de energia, por mais ínfima que seja, mas existem alguns (como os mencionados anteriormente) que são mais ricos nesta propriedade do que os outros, dai a sua importância em consumi-los diariamente, pois eles fornecem o fundamental para um melhor desempenho na realização de actividades diárias e também no metabolismo – a energia.

Alimentos ricos em carboidratos Alimentos ricos em carboidratos Reviewed by Fernando on novembro 23, 2014 Rating: 5
Com tecnologia do Blogger.